10-05-2018

Curso de Ouvidores prepara para cumprimento de nova lei

Faltando menos de 50 dias para vigorar a lei federal que obriga os órgãos públicos federais, estaduais e municipais a manter canais para os usuários dos serviços públicos se manifestarem, as ouvidorias precisam se preparar. Afinal serão por meio delas que os serviços públicos deverão ser acompanhados, avaliados, fiscalizados e cobrados.

Uma boa oportunidade  de conhecer a Lei Federal de Defesa do Usuário do Serviço Público, a lei 13.460, de 26 de junho de 2017, e se preparar para cumpri-la  é o curso de capacitação e  de certificação em Ouvidoria promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional). Realizado mensalmente, em São Paulo, as inscrições podem ser feitas no site da entidade.

 A próxima turma, a 87 ª, será realizada a partir de segunda-feira, entre os dias 21 a 23 de maio. As áreas de atuação da atividade vão se ampliar com a nova lei. Os profissionais atuam principalmente nos setores regulados em que as ouvidorias são obrigatórias: planos de saúde, seguros, bancos, agências reguladoras, telecomunicações e concessionárias de energia, além do judiciário e órgãos governamentais.

A ABO que é referência na formação desses profissionais, desde 1999, já capacitou mais de 2500 ouvidores com emissão de certificados.

O curso tem carga horária de 20 horas com avaliação para obtenção de certificado com validade de 60 meses. A inscrição custa R$ 1.510,00 para associados e R$1.964,00 para os demais interessados.

No curso os instrutores mostram como promover o planejamento e a Gestão da Ouvidoria num contexto ético, e sua interação com os canais de atendimento ao público em geral.  Também é ensinado como identificar os instrumentos necessários para a melhoria dos processos e gestão de conflitos.

Entre os temas abordados pelos instrutores estão: Ouvidoria Brasileira: Fundamentos e Princípios; Impacto da Mídia na Ouvidoria; Ética e Interface profissional com as áreas de corregedoria e auditoria; Mediação de Conflitos; Competências do Ouvidor; Relatórios e Indicadores de Desempenho na Ouvidoria; Lei de Acesso à Informação; Código de Defesa do Consumidor; Contexto das Ouvidorias Setoriais e as relações de Consumo.

Em junho o curso será ralizado entre os dias 25 a 27; em Agosto entre os dias 27 a 29; em setembro de 24 a 26; em outubro de 22 a 24 e, em dezembro entre os dias 5 a 7.

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