04-09-2018

ABO apoia ação do Ministério das Relações exteriores de criar ouvidoria externa

O Ministério das Relações Exteriores lançou uma ouvidoria para diálogo com cidadãos no exterior. A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional) apoia a iniciativa  de abertura deste canal para receber e analisar dúvidas, sugestões, comentários e reclamações em relação aos serviços prestados pelo órgão.  Há desde a emissão de vistos a estrangeiros até o atendimento de brasileiros em outros países.
 
Caberá à Ouvidoria analisar os retornos recebidos sobre as atividades do Itamaraty, produzir relatórios a respeito dessas avaliações e propor melhorias e soluções para problemas e omissões apontados a partir das mensagens enviadas. O serviço também deverá acompanhar as providências tomadas pelo Ministério sobre uma determinada demanda e dar o devido retorno a quem a fez.
 
A Ouvidoria atenderá por telefone (+55 61 2030-8688) ou por correio eletrônico (ouvidoria@itamaraty.gov.br). Também há a opção de acionar o consulado ou embaixada brasileira presencialmente e encaminhar mensagem à Ouvidoria por meio do órgão, com comentário, crítica ou recomendação.
 
Não será disponibilizado número nos consulados e embaixadas. Assim, o brasileiro ou cidadão estrangeiro interessado em enviar alguma colocação à Ouvidoria terá de ligar diretamente para o número da central no Brasil.
 

Comentários