14-12-2018

Primeira turma de 2019 do Curso de Formação de Ouvidores está com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para a 94 ª turma do Curso de Capacitação e 83ª de Certificação em Ouvidoria, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).

 A nova turma será capacitada entre os dias 28 a 30 de Janeiro, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas aqui no site. Garanta logo sua vaga.

Quem não puder se matricular na primeira turma do ano pode se programar para as demais previstas ao longo de 2019. De 25 a 27 de Fevereiro; 18 a 20 de Março; 22 a 24 de Abril; 20 a 22 de Maio; 24 a 26 de Junho; 29 a 31 de Julho; 26 a 28 de Agosto; 23 a 25 de Setembro; 28 a 30 de Outubro;  25 a 27 de Novembro; e 16 a 18 de Dezembro.


As áreas de atuação da atividade se ampliaram com a nova Lei Federal de Defesa do Usuário do Serviço Público, a lei 13.460, que vigora desde junho de 2018.

Essa lei federal obriga os órgãos públicos federais, estaduais e municipais a manter canais para os usuários dos serviços públicos se manifestarem, e as ouvidorias precisam se preparar. Afinal, será por meio delas que os serviços públicos devem ser acompanhados, avaliados, fiscalizados e cobrados.

Os profissionais de Ouvidoria atuam principalmente nos setores regulados em que as ouvidorias são obrigatórias: planos de saúde, seguros, bancos, agências reguladoras, telecomunicações e concessionárias de energia, além do judiciário e órgãos governamentais. Mas cada vez mais também as empresas privadas que primam pela qualidade do atendimento e aperfeiçoamento da gestão investem em Ouvidoria.

A ABO que é referência na formação desses profissionais, desde 1999, já capacitou mais de 2500 ouvidores com emissão de certificados, que são exigidos para o exercício da função nas áreas reguladas.

O curso tem carga horária de 20 horas com avaliação para obtenção de certificado com validade de 60 meses. A inscrição custa R$ 1.510,00 para associados e R$1.964,00 para os demais interessados.

No curso os instrutores mostram como promover o planejamento e a Gestão da Ouvidoria num contexto ético, e sua interação com os canais de atendimento ao público em geral.  Também é ensinado como identificar os instrumentos necessários para a melhoria dos processos e gestão de conflitos.

Entre os temas abordados pelos instrutores estão: Ouvidoria Brasileira: Fundamentos e Princípios; Impacto da Mídia na Ouvidoria; Ética e Interface profissional com as áreas de corregedoria e auditoria; Mediação de Conflitos; Competências do Ouvidor; Relatórios e Indicadores de Desempenho na Ouvidoria; Lei de Acesso à Informação; Código de Defesa do Consumidor; Contexto das Ouvidorias Setoriais e as relações de Consumo.

Confira o programa do curso de Janeiro 2019

28, 29 e 30 de janeiro de 2019

 

DIA 28

8h - Abertura e entrega de materiais
8h30 - Ouvidoria Brasileira: Fundamentos e Princípios
10h45 - Intervalo para Café
11h - Impacto da Mídia na Ouvidoria
12h30 -  Almoço
14h - Ética e Cidadania                                                                                           
16h - Intervalo para o café                
16h15 - Interface profissional com as áreas de corregedoria e auditoria
18h - Término                                                                                                                                                                                   
 
 DIA 29

8h30 - Mediação de Conflitos
11h - Intervalo para o café
11h15 - Competências do Ouvidor                                       
12h45 - Almoço
14h - Relatórios e Indicadores de Desempenho na Ouvidoria
16h - Intervalo para o café
16h15 - Lei de Acesso à Informação                                                                                 
18h15 - Término
 
 DIA 30

8h30 - Código de Defesa do Consumidor
11h - Intervalo para o café                                   
11h15 - Contexto das Ouvidorias Setoriais e as relações de Consumo
13h15 - Almoço
14h30 - Avaliação Final – ABO
16h30 - Término do curso

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