25-04-2019

Cursos da ABO focam em Capacitação, Mediação, Diversidade e Direitos Humanos.


Referência em cursos de ouvidoria no Brasil e pioneira na área, a Associação Brasileira de ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional) está com inscrições abertas para três cursos que serão realizados em São Paulo, em Maio e Junho. As inscrições podem ser feitas diretamente aqui no site da ABO Nacional, bastando se cadastrar. 

A 98ª Turma do Curso de Capacitação e 87ª de Certificação em Ouvidoria ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de Maio.
Detalhes da turma de capacitação e certificação de Maio podem ser conferidos aqui http://www.abonacional.org.br/cursos/71

Mais informações e inscrições para o 1º Curso de Ouvidoria, Direitos Humanos e Diversidade que será dias 27 e 28 de Maio. http://www.abonacional.org.br/cursos/72

E inscrições para a 5ª turma do Curso de Capacitação para Mediadores, dos dias 3, 4 e 5 de Junho podem ser feitas aqui. http://www.abonacional.org.br/cursos/70

Diversidade e Direitos Humanos

Com carga horária de 12 horas, e investimento de R$ 700,00, o novo curso com foco em ouvidoria, direitos humanos e diversidade será promovido em parceria com a Mais Diversidade. Será ministrado pela psicóloga Elaine Terceiro, por meio de oficinas, conjugando experiências práticas e conteúdos teóricos. Um laboratório que tem por premissa a transversalidade dos direitos humanos em cinco eixos: mulheres, deficientes, conflitos geracionais, LGBT e igualdade racial.

O conteúdo Programático tratará de: Fundamentos Direitos Humanos; Diversidade & Inclusão, dá resultado?! ; Contexto Histórico e Social dos grupos minorizados; Gênero, Identidade de Gênero, Expressão de Gênero;Equidade de Gênero; Grupos em situação de Vulnerabilidade Social: Mulheres, Negros, PCD’s, LGBT’s e Gerações, qual o meu papel?; Cases Situacionais (cidadãos, consumidores e colaboradores);O papel da propaganda e comunicação e a formação de estereótipos; Vieses Inconscientes x Imparcialidade/Neutralidade de Análise.
 
O curso é resultado de um conteúdo denso apresentado de forma prática para capacitar ouvidores, profissionais de atendimento, psicólogos e profissionais relacionados aos recursos humanos como estabelecer o acolhimento das manifestações desse público e mitigar conflitos.

Mediação

Capacitar profissionais que atuam na Ouvidoria e demais áreas correlatas para fazer a gestão dos conflitos de forma técnica e eficaz, estimulando a prática do diálogo e da escuta ativa. Este é o objetivo da 5ª turma do curso que a ABO Nacional promoverá dias 3,4 e 5 de Junho, em SP.  

Com carga horária de 24 horas, o curso custa R$ 1.500 e se propõe a trabalhar conceitos teóricos que abrangem a Mediação de Conflitos e realizar exercícios práticos com simulações de conflitos organizacionais e interpessoais. Serão cinco módulos ministrados por Luciana Bertachini, Jussara Rodrigues Sartini, e Maria Lumena Balaben Sampaio.
 
Capacitação e Certificação

O objetivo deste curso é capacitar e certificar profissionais que atuam em ouvidoria. Num contexto ético promover o planejamento e a Gestão da Ouvidoria e sua interação com os canais de atendimento ao público em geral. Identificar os instrumentos necessários para a melhoria dos processos e gestão de conflitos. 

Os profissionais e empresas interessados em investir na formação de Ouvidores e equipes de Ouvidoria têm à disposição os cursos mais procurados do Brasil, e com a melhor relação investimento/benefício. Com notório reconhecimento, os cursos reúnem os melhores professores do mercado, com larga experiência em fóruns nacionais e internacionais, desenvolvendo a mais abrangente grade curricular.

Os cursos mensais de capacitação e certificação têm ainda as seguintes turmas previstas ao longo de 2019: 24 a 26 de Junho; 29 a 31 de Julho; 26 a 28 de Agosto; 23 a 25 de Setembro; 28 a 30 de Outubro;  25 a 27 de Novembro; e 16 a 18 de Dezembro.
 A capacitação em ouvidoria tem carga horária de 20 horas com avaliação para obtenção de certificado com validade de 60 meses. A inscrição custa R$ 1.510,00 para associados e R$1.964,00 para os demais interessados.

Os docentes do curso são: Edson Luiz Vismona, Presidente do Conselho Deliberativo da ABO Nacional; jornalista Thiago Calil, Assessor de Comunicação; Luciana Bertachini, Diretora de Publicações da ABO Nacional; Maria Lumena Sampaio, Conselheira Deliberativa da ABO Nacional; Mario Sergio Cardoso, Diretor Financeiro  da ABO Nacional; José de Ambrosis Pinheiro Machado,  Presidente da ABO São Paulo e Conselheiro de Ética da ABO Nacional; e Elisete Rodrigues Miyazaki, Advogada especialista em relações de consumo há 25 anos .
 
As áreas de atuação da atividade se ampliaram com a nova Lei Federal de Defesa do Usuário do Serviço Público, a lei 13.460, que vigora desde junho de 2018.

Essa lei federal obriga os órgãos públicos federais, estaduais e municipais a manter canais para os usuários dos serviços públicos se manifestarem, e as ouvidorias precisam se preparar. Afinal, será por meio delas que os serviços públicos devem ser acompanhados, avaliados, fiscalizados e cobrados.

Os profissionais de Ouvidoria atuam principalmente nos setores regulados em que as ouvidorias são obrigatórias: planos de saúde, seguros, bancos, agências reguladoras, telecomunicações e concessionárias de energia, além do judiciário e órgãos governamentais. Mas cada vez mais também as empresas privadas que primam pela qualidade do atendimento e aperfeiçoamento da gestão investem em Ouvidoria.
 
 
 

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