23-07-2019

Sistema de ouvidorias integra os Conselhos de Contabilidade no País

O Sistema de Ouvidoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) agora abrange os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) em cumprimento à Lei n.º 13.460/201,  de Defesa do Usuário do Serviço Público e Resolução CFC n.º 1.544/2018.  
Com as mudanças pretende-se que as Ouvidorias atuem de forma mais eficiente, elevando a qualidade do atendimento e melhorando os processos e serviços da entidade, com  atendimento ao cidadão de maneira rápida e segura. O sistema funciona desde o último dia 15, com acesso na parte direcionada à Ouvidoria do site de cada Conselho de Contabilidade.

Os Conselhos de Contabilidade, regidos pelo Decreto-Lei n.º 9.295/1946 e suas alterações, prestam serviços de natureza pública à sociedade e, assim sendo, devem regulamentar e padronizar procedimentos relacionados à Ouvidoria.

De acordo com o CFC o novo Sistema de Ouvidoria é de fácil navegação com interface leve e intuitiva. Ele permite o gerenciamento de funcionalidades (classificação, usuários, departamentos, clientela) para atender às demandas específicas de cada Conselho Regional.

 Há um módulo de tramitação interna de manifestações com as áreas, contendo a troca de informações e o registro do andamento do processo. E permite repassar a manifestação para o CFC ou para outro CRC.

Pelo sistema é feito o acompanhamento das manifestações recebidas, encaminhadas e encerradas, incluindo o controle de prazos e identificação de pendências, colocando-as em destaque e notificando, automaticamente, as áreas responsáveis.
Há o encaminhamento de e-mails automáticos (disparados pelo próprio sistema, sem a necessidade de envio manual de e-mails) com o detalhamento dos trâmites do processo de resolução da manifestação e do registro.

 O usuário pode acompanhar o andamento de sua manifestação por meio do link da Página de Acompanhamento enviado para seu endereço de e-mail, após o preenchimento do formulário. Assim que a resposta da manifestação é finalizada pela equipe de Ouvidoria, o usuário também recebe outra mensagem de e-mail, informando sobre o atendimento de sua manifestação.

São emitidos gráficos e relatórios gerenciais, permitindo gerar informações estatísticas, abrangendo toda a organização e facilitando a identificação das áreas que necessitam de maior atenção dos gestores. Também permite a aplicação de pesquisa de satisfação do cidadão em relação à resposta encaminhada pela Ouvidoria. O acesso interno é somente para usuários autorizados e acesso externo por meio de número de protocolo.


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