12-11-2019

ABO Nacional lança terceira edição de sua Revista Científica


A terceira edição da revista científica da ABO Nacional, espaço para estimular estudos sobre ouvidoria, foi lançada na abertura do XXII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, em Salvador, nesta terça-feira (12) com Estudos sobre a atuação das Ouvidorias em instituições brasileiras.

São 22 artigos, em 275 páginas, abordando desde gestão de ouvidoria  e Ouvidoria interna, assédio, até fake news e agressões virtuais.

Para a presidente da ABO Nacional, Maria Inês Fornazaro, a publicação chega à terceira edição mais consolidada e com ênfase no modelo brasileiro de ouvidoria.  “Os artigos trazem à tona problemas cotidianos do cidadão, apontando correções necessárias nos procedimentos, antecipando tendências, acompanhando a implementação de recomendações, além de refletir sobre sua atuação”

A presidente da ABO destaca que a publicação é fruto do esforço coletivo dos autores e, em especial, da diretora de Pesquisa e Publicações Luciana Bertachini, da Comissão Científica, dos membros da diretoria e conselheiros.

A diretora de Pesquisa e Publicações da Associação, Luciana Bertachini, na apresentação da publicação, enfatiza que “ nesta edição a ouvidoria brasileira revela suas tendências e perspectivas, e o faz mostrando que tem identidade própria e deseja construir de maneira amadurecida para a construção do pensamento crítico e ético, dialogando com diferentes setores interessados em aprender com os sinais de contrariedade emitidos por clientes, consumidores, eleitores, contribuintes, enfim, cidadãos conscientes.”

Comentários