13-11-2019

Ouvidorias usam recursos digitais para agilizar manifestações


A Ouvidoria da Presidência da República passou a disponibilizar manifestação por Qr Code para facilitar o acesso do cidadão. A Ouvidoria Geral do Estado de SP também passará a disponibilizar a ferramenta.

Ouvidorias do poder judiciário já utilizam o recurso, como as do Tribunal de Justiça do PR, Ouvidoria-Geral do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) e a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. As imagens são distribuídas por meio de folhetos, cartazes e até marcadores de páginas.

Com este recurso o cidadão com acesso à internet, abre a câmera do seu celular ou o leitor de QR Code, aponta para o aplicativo e clica na notificação para acessar o site, agilizando etapas para registrar a manifestação à Ouvidoria. Assim, abre diretamente o formulário eletrônico para preencher, que é enviado diretamente à Ouvidoria. As imagens do QR Code estão sendo distribuídas por meio de marcadores de página, no caso da Ouvidoria da Presidência.

O QR Code é abreviação de Quick Response Code (Código de Resposta Rápida), é um código bidimensional que pode ser convertido em texto, em endereço de internet, em número de telefone, em localização georreferenciada, em e-mail ou em SMS.

Comentários