16-03-2021

Participe da 4º edição da Revista Científica da ABO Nacional 2021. Veja os prazos.

Estão abertas as inscrições aos interessados em divulgar suas boas práticas de Ouvidoria na Revista Científica da ABO. Será a quarta edição anual da publicação lançada no XX Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, em novembro de 2017 para expor estudos sobre a atuação das Ouvidorias em instituições brasileiras.
 
A Revista Científica da ABO é uma forma da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman dar continuidade ao importante e desafiador trabalho de divulgação e consolidação das ouvidorias brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. O lançamento da publicação será de forma virtual, com previsão para final de Outubro.
 
Coordenada pela Diretoria de Pesquisa os artigos serão definidos após triagem das propostas com análise da comissão técnica.  Os interessados  em divulgar suas produções e relatos sobre práticas, experiências exitosas, bem como estudos e análises sobre as atividades realizadas, podem se cadastrar neste linkhttp://www.abonacional.org.br/revistacadastro
 
A linha editorial dos artigos seguirá temas relacionados às Ouvidorias/ Ombudsman de órgãos públicos e da iniciativa privada. Os artigos deverão ser enviados até 1º de junho. Os artigos serão selecionados entre os que  melhor priorizem o ineditismo, diversidade de enfoques e perspectivas teóricas.
 
A revista  terá exemplares em versão eletrônica que será publicada  aqui no site da associação, onde  estão disponíveis as publicações anteriores.
 
A Comissão Científica é responsável pelo recebimento, análise e seleção dos artigos submetidos pelos autores e que, estando em conformidade às regras estabelecidas, poderão ser aprovados e publicados no  terceiro número da revista .
Caberá à comissão zelar pelo rigor científico e qualidade da publicação, bem como orientar os autores sobre eventuais  necessidades  de readequações e melhorias dos textos apresentados .
 
A comissão é autônoma e deliberativa; portanto, baseada em critérios científicos e técnicos, poderá recusar textos, de forma independente.

Os artigos serão analisados quanto ao conteúdo; à compatibilidade com a linha editorial; aos objetivos da Revista e à forma de apresentação (qualidade e objetividade). Somente serão aceitos artigos inéditos (que não tenham sido publicados em outras revistas ou sites) e em português brasileiro.
 


Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - ABO
 
Edital de Chamada n° 01/2021
 
      Ref. Apresentação de Artigos para a Revista Científica da ABO Nacional  Ano 4 - n° 4
                                    
          Presidência da ABO Nacional: Maria Inês Fornazaro
 
 
Coordenação: Diretoria de Publicações ABO Nacional
Responsável: Luciana Bertachini
 
Comissão de Avalição:
Maria Inês Fornazaro, Maria Lumena Sampaio, Adriana Eugênia Alvim Barreiro,  Edson Luiz Vismona, Karla Julia Marcelino, Regina Barros, Carlos Ferrara, Vera Melo e Luciana Bertachini. 
 
1. Apresentação:
A Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO é uma publicação anual de divulgação científica, sob responsabilidade da sua Diretoria de Publicações, apoiado pela Presidência da ABO, pelos Conselhos Deliberativo, Conselho de Ética e Conselho Fiscal, bem como de seus Suplentes, compostos por estudiosos de renomado saber, alocados em Associações de vários estados brasileiros.
2. Objetivo
 
Pelo presente edital, visando dar continuidade ao importante e desafiador processo de divulgação e consolidação das Ouvidorias Brasileiras, a Presidência da ABO, em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Publicações e demais diretores convida a todos os pesquisadores ouvidores (associados e não associados) a encaminhar artigos, individuais ou em coautoria, para a 4ª edição da Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - ABO.
 
 
3. Cronograma
 
 
ATIVIDADES DATAS
Lançamento do Edital                      01.04.2021
Data limite de submissão de artigos 01.06.2021
Avaliação de artigos pelos pares         05.06.2021 à 05.07.2021
Prazo máximo para comunicação aos autores para ajustes                     30.07.2021
Prazo máximo para submissão dos artigos revisados pelos autores                     15.08.2021
Publicação em versão eletrônica (previsão)
 
                     30.10.2021
 
 
 
 
 
4. Critérios de Seleção
  • Os artigos devem seguir estritamente as orientações da Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - ABO, descritas neste edital.
  • A linha editorial dos artigos seguirá temas relacionados às Ouvidorias de órgãos públicos e da iniciativa privada;
  • Serão aceitos artigos em português brasileiro;
  • Os artigos que atenderem as normas estabelecidas neste edital serão submetidos para avaliação pelo método “duplo cego” (sem identificação dos autores e com parecer de dois especialistas);
  • Serão selecionados os artigos que obtiverem melhor classificação pelos revisores, buscando priorizar o ineditismo, diversidade de enfoques e perspectivas teóricas.
  • Os artigos devem ser submetidos pelo site da Revista Científica da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - ABO:  http://www.abonacional.org.br/revistacadastro .
 
5. Roteiro para elaboração de artigos científicos
 
Características técnicas:
  • Artigo — deve ter até 30.000 caracteres com espaços, excluindo resumo, tabelas, gráficos, ilustrações e referências.
  • Referências — devem limitar-se a 30 (trinta), salvaguardadas as devidas exceções.
  • Não serão aceitas (sob nenhuma hipótese) novas inserções de autores, durante e após o processo de apreciação do artigo. Serão considerados autores do artigo, àqueles inseridos quando do envio do artigo na plataforma.
  • Texto gravado em extensão doc ou docx, em fonte times new roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e folha tamanho A4, com todas as margens de 2,0 cm.
  • O artigo que envolver pesquisas em campo, orienta-se consultar as instâncias e/ou comissões de Ética em Pesquisa da Instituição para obtenção de um respectivo parecer.
Idioma:
  • Serão aceitos textos redigidos no idioma português brasileiro.
Estrutura do artigo:
  • Cada tópico a compor o trabalho deve ser apresentado cada um deles em página própria, obedecendo à seguinte sequência: página de identificação; resumo e descritores; abstract e keywords; 1 introdução; 2. desenvolvimento; 3 considerações finais; referências
 
Página de identificação (Primeira página do artigo com os dados dos autores)
  • Título do artigo – Em caixa alta, completo, incorporando, se necessário, título complementar ou subtítulo, e conciso. Limite de 95 caracteres incluindo espaços.
  • Nome de cada autor por extenso, sem abreviações.
  • Vínculo institucional, incluindo o departamento/setor, cidade, estado e país.
  • Endereço para correspondência e endereço eletrônico do autor responsável pelo manuscrito.
 
Resumos e palavras-chave:
  • Resumo — estruturado em português com no máximo 250 palavras, enunciando introdução, objetivo do estudo, desenvolvimento, conclusões mais importantes. Texto escrito sequencialmente sem a menção dos subtítulos. O mesmo resumo traduzido para o idioma inglês. 
  • Palavras-chave — citação de três a cinco palavras-chave.
Corpo do texto:
  • 1 Introdução;
  • 2 Desenvolvimento;
  • 3 Considerações Finais;
  • 4 Referências;
  • Tabelas, gráficos — devem ser incorporados ao manuscrito desde que com as citações de: título, fonte, ano e dados complementares, se houver, e numerados consecutivamente, com algarismos arábicos, segundo a ordem de citação no texto.
Referências:
  • As referências devem ser apresentadas conforme Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
6. Processo de apreciação dos artigos
  • A Diretora de Publicações é responsável pela decisão final sobre o aceite ou rejeição de artigos;
  • Os trabalhos serão considerados, inicialmente, pela Diretoria de Publicações quanto à pertinência e natureza de contribuição de cada obra para a área em questão e o público leitor;
  • Os aprovados nesta primeira etapa, serão encaminhados para avaliação de especialistas, reconhecidos nos temas tratados. O processo constitui-se sigiloso, com total isenção de identificação de autor e revisor;
  • Os trabalhos terão dois pareceres favoráveis e, para tanto, serão submetidos à apreciação de 02 revisores, podendo ser membros dos Conselhos, ou indicados por estes. Quando houver pareceres divergentes, o artigo será submetido à apreciação de um terceiro revisor;
  • Para artigos com autoria múltipla, é necessário informar a ordem de apresentação dos autores;
  • A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor;
  • As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores;
  • As opiniões expressas nos trabalhos são da exclusiva responsabilidade de seus autores. A Revista Científica da ABO Nacional se reserva o direito de fazer pequenos ajustes para manter a uniformidade de publicação.
  • Serão aceitos para esta 4ª edição da revista o limite máximo de 20 artigos selecionados após a etapa avaliativa.
 
São Paulo, 17 março de 2021.

 
  
 Clique aqui para baixar o Edital.


Comentários