15-05-2017

REVISTA CIENTÍFICA DA ABO NACIONAL – EDITAL DE CHAMADA N°. 01/2017

Ref. Apresentação de artigos para a Revista Científica da ABO Nacional


INTRODUÇÃO 
A Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombusdman  - ABO Nacional,  em respeito às suas atribuições precípuas, busca, constantemente, estimular  seus associados à produção do conhecimento e a realização de pesquisas científicas no âmbito das ouvidorias  públicas e privadas e demais áreas correlatas. Neste sentido, organizou e publicou três livros com trabalhos de experientes autores, participou e contribuiu com diversos artigos, no livro publicado pelo Instituto de Economia da Unicamp, além de apoiar outras importantes iniciativas.

OBJETIVO
Visando dar continuidade ao importante e desafiador trabalho de divulgação e consolidação das ouvidorias brasileiras, a Presidência da ABO em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Publicações e demais diretores convida a todos  a participarem desta nova inciativa, a Revista Científica da ABO.

CONVITE 
Todos os associados estão convidados a encaminhar para análise de uma comissão técnica, suas produções e relatos sobre práticas, experiências exitosas, bem como estudos e análises sobre as atividades realizadas, para que, se aprovados, possam compor a  Revista Científica da ABO.
A linha editorial dos artigos seguirá temas relacionados às Ouvidorias/ Ombudsman de órgãos públicos e da iniciativa privada.

A revista será publicada anualmente e, sua primeira edicão terá uma tiragem de 1.000 exemplares impressos, além da versão eletrônica que será dispobilizada no site da associação - www.abonacional.org.br
Objetivando viabilizar a elaboração de um material de contéudo de excelência e relevante qualidade, foi destacado um grupo de trabalho denominado Comissão Científica e que será composta pelos seguintes membros : Esp. Adriana Eugênia Alvim Barreiro, Dr. Carlos Ferrara, Dr. Edson Vismona, Ms. Karla Julia Marcelino, Dra. Luciana Bertachini, Esp. Maria Inês Fornazaro, Dra. Maria Lumena Balaben Sampaio e Esp. Vera Melo.

A Comissão Cientifica é responsável pelo recebimemto, análise e seleção dos artigos submetidos pelos autores e que, estando em conformidade às regras estabelecidas, poderão ser aprovados e publicados na primeira edição da revista.
Caberá à comissão zelar pelo rigor científico e qualidade da publicação , bem como orientar os autores sobre eventuais  necessidades  de readequações e melhorias dos textos apresentados .

A comissão é autônoma e deliberativa; portanto, baseada em critérios científicos e técnicos, poderá recusar textos, de forma independente.

Os membros da comissão poderão apresentar suas produções que serão avaliados pelos demais participantes, com base nas regras e requisitos estabelecidos.

Os artigos deverão ser encaminhados para o seguinte endereço eletrônico: abonacional@abonacional.org.br
 
 
CRONOGRAMA 
ATIVIDADES PRAZOS/ DATAS
 ENVIO DO ARTIGOS À COMISSÃO CIENTÍFICA  AUTORES   12/04 à 15/05/ 2017
ANÁLISE DO MATERIAL – COMISSÃO  16/05 à 30/06 /2017
APRESENTAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES DE CORREÇÕES DOS ARTIGOS APPROVADOS – COMISSÃO   01 e  02/07/2017
ENTREGA DOS ARTIGOS CORRIGIDOS - AUTORES   até  01/08/2017
REVISÃO DA NOVA VERSÃO -
COMISSÃO
até 15 /08/2017
DIAGRAMAÇÃO E REVISÃO GERAL –
COMISSÃO
16/08 à 30/09/2017
IMPRESSÃO DA REVISTA outubro /2017
LANÇAMENTO OFICIAL DA REVISTA CIENTÍFICA NO CONGRESSO – FOZ DE 20 , 21 e 22 novembro /2017
Observação: os prazos estabelecidos deverão ser seguidos rigorsamente a fim de resguardar a qualidade de todas as etapas e procedimentos previstos na elaboração da revista.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Os artigos serão analisados quanto ao conteúdo; à compatibilidade com a linha editorial; aos objetivos da Revista e à forma de apresentação (qualidade e objetividade). Somente serão aceitos artigos inéditos (que não tenham sido publicados em outras revistas ou sites) e em português brasileiro.

Os trabalhos deverão ser elaborados contendo:
1. ESTRUTURA DO ARTIGO

- Pré-textuais?Título, e subtítulo (se houver) Nome(s) do(s) autor(es) Resumo?Abstract (Resumo em inglês) Palavras-chave ou descritores Keywords (palavras-chave)?- Textuais?Introdução?Desenvolvimento Considerações?- Pós-textuais?Referências

1.1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS:

1.1.1- Título e o subtítulo (se houver)
No topo da página, em maiúsculas, centralizado, fonte “Times New Roman” tamanho 18 negrito. Após o título, se não houver subtítulo, deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12.

1.1.2- Nome completo do(s) autor(es):
Indica-se o(s) autor(es) à direita, fazendo referência em rodapé de breve currículo que o(s) qualifique na área de conhecimento do artigo e endereço eletrônico, indicados pelo uso de asterisco (*).O mesmo procedimento deve ser adotado para apresentar o nome do autor e do orientador (**), exemplo:
André Silva*
Márcia Amaral**
Na nota de rodapé:
___________________________________
* Professor Orientador. Mestre em Economia e Finanças,
UNIVALI.(silva@unibes.com.br).
** Graduada em Administração pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
(mamaral@unibes.com.br).
Rua Santo Elias, 535, 1o andar, Espinheiro, Recife-PE CEP: 52020-090
Fones: (81)31830838/45– Site: www.ouvidoria.pe.gov.br/ E-mail: ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br

1.1.3. Resumo:
É um texto em que se apresenta de forma concisa os pontos relevantes do estudo. Ao elaborar o resumo deve estar atento para as recomendações:

· Redigir em um parágrafo único e com espaço simples entre linhas; · Não ultrapassar 250 palavras; ?· Redigir com frases completas, sem títulos; ?· Expressar na primeira frase do resumo o assunto tratado;

· Evitar o uso de citações bibliográficas;

· Evitar o uso de citações extensas de legislação;

· Ressaltar os objetivos, os métodos, os resultados obtidos e as conclusões feitas a partir do estudo.

1.1.3.1. Abstract (Resumo em inglês) ?Seguir as mesmas regras de resumo, em inglês.

1.1.4. Palavras-chave:
Escritas dois espaços abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si e finalizadas por ponto, e iniciadas com letra maiúscula. Exemplo:
Palavras-chave: Normas. Resumo. Artigo. 1.1.4.1. Keywords:

Escritas dois espaços abaixo das palavras-chave. As palavras devem ser separadas entre si e finalizadas por ponto e iniciadas com letra maiúscula.

1.2. ELEMENTOS TEXTUAIS

São elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento e Considerações.
1.2.1. Introdução
Parte inicial do artigo onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, a justificativa (relevância do conhecimento elaborado) e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

1.2.2. Desenvolvimento
Deve constar a Fundamentação Teórica, os Procedimentos Metodológicos,os Resultados e Discussão.

1.2.3. Considerações
Apresenta-se uma conclusão do seu estudo; pode indicar, também, sugestões para novos estudos com outros enfoques mais amplos.

Texto?O formato dos textos deve seguir as seguintes orientações:

1) Organização dos textos
Os textos, incluindo as referências, devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas. A primeira linha dos parágrafos deve ser sem recuo e deverá haver um espaço de uma linha entre um parágrafo e outro.
O artigo deverá ter entre 6 a 13 laudas.

1.3. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

1.3.1. Referência
Nesta parte se lista, em ordem alfabética, todos os documentos consultados para elaboração do artigo.                                
abril/ 2017

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