27/05/2021

Formação para Mediação de Conflitos na Ouvidoria

Data: 27, e 28 de maio de 2021


Carga Horária:12h/aula - 100% de frequência obrigatória online

Objetivo: Capacitar profissionais que atuam nas Ouvidorias e demais áreas das organizações para realizarem a gestão dos conflitos de forma técnica e eficaz,  estimulando a prática do diálogo e da escuta ativa, buscando desenvolver a Cultura da Paz e utilizando as ferramentas da Mediação para resolução auto compositiva e consensual das divergências do público interno e externo. O curso visa apresentar os conceitos teóricos que abrangem a Mediação de Conflitos e realizar exercícios práticos com simulações de casos de conflitos organizacionais e interpessoais.

Metodologia: o curso contará com aulas expositivas com recursos didáticos como o uso de Powerpoint, vídeos, dinâmicas e exercícios aplicados à prática e discussões temáticas
Os alunos receberão, antecipadamente, um breve questionário para relatarem o(s) caso(s) mais frequente(s) de conflitos na organização em que atum e as formas adotadas para a resolução. Estes dados serão utilizados para estudos e discussões do grupo.
Os materiais, apresentações e sugestões de textos para leitura serão disponibilizados aos alunos em área criada especificamente para este curso no Google Drive

Cronograma

Dia 27 de maio de 2021


08h30 - Abertura da sala virtual e recepção dos alunos Início da aula - 09h00

 
9h00 às 10h30 - Módulo I - INTRODUÇÃO AOS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS - Conceitos e Legislação
 
Professora Convidada: Dra. Maria Lumena Balaben Sampaio

-A política pública de tratamento adequado de conflitos
- Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCS)
– principais diferenças
- A Mediação no contexto da Defesa do Usuário do Serviço Público
- A Mediação nas Ouvidorias: um novo paradigma para a Justiça. Histórico e Desafios
- Resolução CNJ n. 125/2010, Novo CPC e Lei 13.140/15 - Os efeitos do Acordo na Mediação nas organizações
- Experiência da PMSP

 
  • Intervalo – 10 min.
     
10h40 às 12h10 - Módulo II – ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO

 
Professora Responsável: Jussara Sartini
 
Conselheira da ABO- SP
Mediadora e Conciliadora do TJ-SP
- Teoria da Comunicação
- Níveis da Comunicação: representacional, retórico, performático e relacional
- Pragmática da Comunicação
- Axiomas da Comunicação
- Visões narrativas e reflexivas
- Obstáculos na Comunicação
- Técnicas e ferramentas da Mediação: ( recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de - perguntas abertas e fechadas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão, encorajamento e outras)
- Introdução à Comunicação não violenta

 
  • Almoço – 12h10 às 13h30
     
13h30 às 15h - Módulo III – O CONFLITO E SEUS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES

 
Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim

- O conflito - conceitos e fatores agravantes da convivência ética
- A Espiral do conflito – ações preventivas
- Percepções e reações - Termômetro e curva de emoções
- Diálogos difíceis X práticas empáticas
- Conflitos organizacionais
- Estudo de casos apresentados pelos participantes

 
  • Intervalo – 10 min.
     

15h10 às 16h40 - Módulo IV - A GESTÃO E PREVENÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES: TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO

 
Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim
 
- Princípios da Mediação
- Objetivos do processo dialógico e mediatório
- O Mediador: terceiro facilitador; funções, perfil, competências, atribuições, limites de atuação
- Modelos de Mediação e práticas colaborativas – referências teóricas
- Etapas da Mediação : planejamento da sessão, metodologia, apresentação ou declaração de abertura, esclarecimentos, criação de opções, escolha da opção, arquitetura do acordo

 
Dia 28 de maio de 2021


 
08h30 - Abertura da sala virtual e recepção dos alunos

 
9h às 10h30 - Módulo V – A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO REALIZADA PELA OUVIDORIA

 
Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim
 
- Etapas de criação do projeto institucional de Mediação Organizacional
- Recepção, triagem, classificação e indicação da Mediação
- Desenho do procedimento da Mediação
- Convite às partes – apresentação dos valores da Mediação e seus benefícios - Pré-mediação – preparando as partes para o encontro e negociação dos interesses e necessidades
- Estratégias para levantamento das posições, interesses e necessidades das partes - A Co-mediação – parcerias institucionais internas e externas


 
Intervalo – 10 min.


 
10h40 às 12h10 – Módulo VI – REGISTROS E GESTÃO DOCUMENTAL DOS ATENDIMENTOS E SESSÕES DE MEDIAÇÃO

 
Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim

 
- Documentos previstos para as sessões de Mediação: convite, termo de participação e confidencialidade, relatório de sessão e acordo
- A importância das adequações
- Elaboração da Declaração de Abertura

 
  • Almoço – 12h40 às 13h30
     

13h30 às 15h20 – Módulo VII – EXERCÍCIOS PRÁTICOS

 
Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim
 
Prática da Mediação de Conflitos: apresentação de caso e simulação de exercício com a participação de todo o grupo

 
Intervalo – 10 min.

 
15h30 às 16h40 - Módulo VIII – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO REALIZADA PELA EQUIPE DA OUVIDORIA


- Círculo de diálogo
- Apresentação pontos observados e discussão sobre o exercício prático
- Esclarecendo às dúvidas
- Avaliação do curso e fechamento

 
 
Avaliação: durante os módulos e as simulações práticas serão observados e avaliados o aprendizado dos conceitos apresentados e a qualidade da utilização das técnicas e ferramentas da Mediação
 

Cancelamento: “O cancelamento da inscrição, quando necessário, implica em custos pela emissão de Nota Fiscal”


Lembrete: a relação de docentes, ordem seqüencial e horário das aulas poderão ser alterados em razão de contingência e/ou disponibilidade de agenda
Valor
R$1.150,00
Valor Associado
R$980,00