01/09/2021

Formação para Mediação de Conflitos na Ouvidoria

Data - 01/09 ao dia 02/09/2021

Carga Horária:12h/aula - 100% de frequência obrigatória online

Objetivo: Capacitar profissionais que atuam nas Ouvidorias e demais áreas das organizações para realizarem a gestão dos conflitos de forma técnica e eficaz,  estimulando a prática do diálogo e da escuta ativa, buscando desenvolver a Cultura da Paz e utilizando as ferramentas da Mediação para resolução auto compositiva e consensual das divergências do público interno e externo. O curso visa apresentar os conceitos teóricos que abrangem a Mediação de Conflitos e realizar exercícios práticos com simulações de casos de conflitos organizacionais e interpessoais.

Metodologia: o curso contará com aulas expositivas com recursos didáticos como o uso de Powerpoint, vídeos, dinâmicas e exercícios aplicados à prática e discussões temáticas
Os alunos receberão, antecipadamente, um breve questionário para relatarem o(s) caso(s) mais frequente(s) de conflitos na organização em que atum e as formas adotadas para a resolução. Estes dados serão utilizados para estudos e discussões do grupo.
Os materiais, apresentações e sugestões de textos para leitura serão disponibilizados aos alunos em área criada especificamente para este curso no Google Drive

Cronograma


Dia 01 de setembro de 2021


 08h30 - Abertura da sala virtual e recepção dos alunos Início da aula - 09h00
 

09h00 às 10h30 - Módulo I - INTRODUÇÃO AOS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS - Conceitos e Legislação

Professora Convidada: Dra. Maria Lumena Balaben Sampaio

- A política pública de tratamento adequado de conflitos
- Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCS) – principais diferenças 
- A Mediação no contexto da Defesa do Usuário do Serviço Público
- A Mediação nas Ouvidorias: um novo paradigma para a Justiça. Histórico e Desafios
- Resolução CNJ n. 125/2010, Novo CPC e Lei 13.140/15
- Os efeitos do Acordo na Mediação nas organizações
- Experiência da PMSP
 

Intervalo – 10 min.


10h40 às 12h10 - Módulo II – ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO

Professora Responsável: Profa. Jussara Sartini

- Teoria da Comunicação
- Níveis da Comunicação: representacional, retórico, performático e relacional
- Pragmática da Comunicação
- Axiomas da Comunicação
- Visões narrativas e reflexivas
- Obstáculos na Comunicação
- Técnicas e ferramentas da Mediação: ( recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de - perguntas abertas e fechadas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das partes, teste de realidade ou reflexão, encorajamento e outras)
- Introdução à Comunicação não violenta
 

Almoço – 12h10 às 13h30
 

13h30 às 15h - Módulo III – O CONFLITO E SEUS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES
 
 Professora Responsável: Dra. Luciana Bertachini 

- O conflito - conceitos e fatores agravantes da convivência ética
- A Espiral do conflito – ações preventivas
- A (bio)ética frente aos desafios e dilemas na abordagem dos conflitos
- Reflexões sobre a convivência no âmbito organizacional: impactos com efeitos negativos e positivos
 

Intervalo – 10 min.
 
 
15h10 às 16h40 - Módulo IV - A GESTÃO E PREVENÇÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES: TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO 

Professora Responsável: Profa. Adriana Eugênia Alvim

- Princípios da Mediação
- Objetivos do processo dialógico e mediatório
- O Mediador: terceiro facilitador; funções, perfil, competências, atribuições, limites de atuação
- Modelos de Mediação e práticas colaborativas – referências teóricas
- Etapas da Mediação: planejamento da sessão, metodologia, apresentação ou declaração de abertura, esclarecimentos, criação de opções, escolha da opção, arquitetura do acordo


 Dia 02 de setembro de 2021

  
08h30 - Abertura da sala virtual e recepção dos alunos


09h às 10h30 - Módulo V – A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO REALIZADA PELA OUVIDORIA

 
 Professora Responsável: Profa. Adriana Eugênia Alvim  

- Etapas de criação do projeto institucional de Mediação Organizacional
- Recepção, triagem, classificação e indicação da Mediação
- Desenho do procedimento da Mediação
- Convite às partes – apresentação dos valores da Mediação e seus benefícios
- Pré-mediação – preparando as partes para o encontro e negociação dos interesses e    necessidades
- Estratégias para levantamento das posições, interesses e necessidades das partes
- A Co-mediação – parcerias institucionais internas e externas
 

Intervalo – 10 min.

 
10h40 às 12h10 – Módulo VI – REGISTROS E GESTÃO DOCUMENTAL DOS ATENDIMENTOS E SESSÕES DE MEDIAÇÃO
  
 Professora Responsável: Profa. Adriana Eugênia Alvim

- Documentos previstos para as sessões de Mediação: convite, termo de participação e confidencialidade, relatório de sessão e acordo
- A importância das adequações
- Elaboração da Declaração de Abertura
 

Almoço – 12h40 às 13h30
 

13h30 às 15h20 – Módulo VII – EXERCÍCIOS PRÁTICOS
 
Professora Responsável: Profa. Adriana Eugênia Alvim

Prática da Mediação de Conflitos: apresentação de caso e simulação de exercício com a participação de todo o grupo
 

Intervalo – 10 min.
 
 
15h30 às 16h40 - Módulo VIII – AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO REALIZADA PELA EQUIPE DA OUVIDORIA

 - Círculo de diálogo
- Apresentação pontos observados e discussão sobre o exercício prático
 - Esclarecendo às dúvidas
- Avaliação do curso e fechamento
 

Valor
R$1.150,00
Valor Associado
R$980,00