03/05/2017

No dia 16 de março, Dia do Ouvidor, a ABO Nacional completou 22 anos de sua criação.
 
A melhor forma de comemorar é presentear os ouvidores e profissionais que atuam na área de relacionamento com o cidadão.
 
Com esse propósito a ABO Nacional, elaborou um curso de capacitação, certificação e recertificação em ouvidoria voltado para orgãos e empresas que prestam serviços no segmento de rodovias e transporte de passageiros. O curso conta com o apoio institucional da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de maio, na sede da Agência em São Paulo.

Além das diretrizes básicas da estruturação de uma Ouvidoria, o curso abordará situações especificas para esta dimensão importante do serviço público. Será, também, uma oportunidade para conhecer e trocar experiências com profissionais que atuam na área.

O curso certificará os ouvidores conforme Regulamento Geral disponivel no site da ABO Nacional. (http://www.abonacional.org.br/regulamento).

Faça parte dessa comemoração e aproveite as condições especiais do curso. Veja a programação!

 

Local: ARTESP
           Rua Iguatemi, 105, 2º andar - Auditório  
           Itaim Bibi - São Paulo/SP

Investimento: R$1.178,00
Inscrição: http://www.abonacional.org.br/cursos/41
Contato: (11) 3289-9300

 


Cronograma

03 de maio (quarta-feira) – Eixo Fundamentos
  •  
·         08:00 - Abertura 
·         08:30 - Transportes no Estado de São Paulo: panorama (indicação ARTESP)
·         09:30 - Ouvidoria: fundamentos e expansão na área de transportes
·          Histórico, Evolução geral.
·         A Ouvidoria Setorial da Área de Transportes
·         10:30 - Intervalo para Café
·         10:45 - Boas Práticas em Ouvidoria
·         12:30 - Intervalo para Almoço
·         14:00 - Ética e Transparência na Atuação da Ouvidoria
·          Código de Ética
·          Comissão de Ética                                                                                               
·         16:00 - Intervalo para o café                
·         16:15 - Competências, valores e perfil do Ouvidor
·          O que se espera do profissional que atua em Ouvidoria                                     
·         18:00 – Término 

04 de maio (quinta-feira) Eixo Atendimento e Regulamentação
  •  
·         08:30 - Cognição: O Atendimento da Ouvidoria
·         A Diferença Entre SAC e Ouvidoria
·         Boas Praticas                                                                         
·         10:30 - Intervalo para o café
·         10:45 - O Lado Positivo do Conflito
·          O Sistema Multiportas para Solução de Conflitos: Noção Legal

·         12:15 - Intervalo para Almoço       
·         13:30 - Contexto da Ouvidoria em Transportes e as Relações de Consumo
·         15:30 - Intervalo para o Café
·         15:45 - Dinâmica: Comitê de Crise                                                                                 
·         17:45 - Término

05 de maio (sexta-feira) Eixo Gestão

  •  
·         08:30 - O desafio em Implantar uma Ouvidoria
·         Tópicos Essenciais da Ouvidoria - Planejamento
·         10:30 - Intervalo para o café                                   
·         10:45 - Relatórios e Indicadores de Desempenho na Ouvidoria

·         12:15 - Intervalo para Almoço          
·         14:00 - Avaliação Final – ABO
·         16:00 - Término do Curso

Valor
R$1.178,00
Valor Associado
R$1.178,00