23/09/2019

23, 24 e 25 de setembro de 2019!


 
Referência em cursos de ouvidoria no Brasil desde 1999, mantendo o pioneirismo, apresenta a recente Lei 13.460, de 26 de junho de 2017 - Lei Federal de Defesa do Usuário do Serviço Público.


Local: Rua Frederico Abranches, 389 - Cj 22, CEP - 01225-001 - Santa Cecília - São Paulo – SP – 2º andar – ABO Nacional (próximo ao metrô Santa Cecilia).

Carga horaria: 20hs.

Objetivos: Capacitar e certificar profissionais que atuam em ouvidoria. Num contexto ético promover o planejamento e a Gestão da Ouvidoria e sua interação com os canais de atendimento ao público em geral. Identificar os instrumentos necessários para a melhoria dos processos e gestão de conflitos. 


Material de Apoio: Elaboração do conteúdo de apostila pela ABO, textos acadêmicos, matérias veiculadas pela mídia, legislação e indicações bibliográficas. Impressão, encadernação, apresentação gráfica.

Certificado: Após aprovação o certificado será emitido em formato PDF e encaminhado por e-mail, com validade de 60 meses conforme regulamento.

Regulamento:http://www.abonacional.org.br/files/capacitacaoecertificacao-regulamentoabo.pdf

Recertificação: Revalide eu seu certificado vencido realizando a prova no dia 25 de setembro. 
Valor: R$ 580,00. Para mais informações entre em contato pelo tel. (11) 3289-9300 ou e-mail abonacional@abonacional.org.br

“A ABO NACIONAL, com mais de vinte anos de existência, é a única associação que congrega ouvidores públicos e privados do Brasil e ao desenvolver os conceitos da ouvidoria brasileira capacita, desde 1999, ouvidores públicos dos três poderes da República, nos três níveis de governo, além de ouvidorias das agências reguladoras, empresas reguladas (bancos, seguradoras e prestadores de serviços de saúde), concessionárias de serviços (rodovias, elétricas, telecomunicações), universidades e empresas privadas. Com esse pioneirismo já capacitou 2.500 profissionais.

Sendo o curso mais procurado do Brasil, tem a melhor relação investimento/benefício. Com notório reconhecimento, reúne os melhores professores do mercado, com larga experiência em fóruns nacionais e internacionais, desenvolvendo a mais abrangente grade curricular. ”
 

Cronograma

 23 de setembro (Segunda-Feira)


Ø  08:20 – Abertura e entrega de materiais



Ø  08:30 – Ouvidoria Brasileira: Fundamentos e Princípios
A Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público – Lei 13.460 / 2017
Edson Luiz Vismona – Presidente do Conselho Deliberativo da ABO Nacional            
 
Ø  10:45 - Intervalo para Café
 
Ø  11:00 - Mediação de Conflitos
Adriana Alvim Barreiro - Conselheira ABO Nacional
 
Ø  13:00 -  Almoço (Livre).
 
Ø  14:00 - Ouvidoria: Relatórios e Indicadores de Desempenho na ferramenta de gestão
Mario Sergio Mendes Cardoso
Diretor Financeiro – ABO Nacional


Ø  16:00 - Intervalo para o café
 
Ø  16:15 - Interface profissional com as áreas de corregedoria e auditoria
Mario Sergio Mendes Cardoso                                                                             
Diretor Financeiro – ABO Nacional          
 
Ø  18:15 – Término 
 
24 de setembro (Terça-Feira)


Ø  08:30 - Ética e Cidadania
Mario Sergio Cardoso Diretor Financeiro – ABO Nacional
      
Ø  10:30 - Intervalo para o café
 
Ø  10:45 – Impactp da Mídia na Ouvidoria
            Thiago Calil                                                               
            Jornalista – Assessor de Comunicação
 
Ø  12:15 – Almoço (Livre).
 
Ø  14:00 - Competências do Ouvidor                                       
Luciana Bertachini - Diretora de Publicações da ABO Nacional
    
 
Ø  15:30 - Intervalo para o café
 
Ø  15:45 - Lei de Acesso à Informação                                                                                 
José Ambrosis Pinheiro                                                                    
Presidente da ABO São Paulo e Conselheiro de Ética da ABO Nacional
 
Ø  17:45 - Término
          
25 de setembro (Quarta-Feira)


Ø  08:30 - Código de Defesa do Consumidor
Elisete Rodrigues Miyazaki                                                                        
Advogada especialista em relações de consumo há 25 anos Impacto da Mídia na Ouvidoria


Ø  10:30 - Intervalo para o café
 
Ø  10:45 - Contexto das Ouvidorias Setoriais e as relações de Consumo
Elisete Rodrigues Miyazaki                                                                        
Advogada especialista em relações de consumo há 25 anos
 
Ø  12:45 – Almoço (Livre)
 
Ø  14:00 - Avaliação Final – ABO – Boa Sorte!


Ø  16:00 - Término do curso
 
Lembrete: a relação de docentes, ordem sequencial e horário das aulas poderão ser alteradas em razão de contingência e/ou disponibilidade de agenda.
 
AVISOS:
 
Conferir o Kit: Contém, CDC (Código de Defesa do Consumidor), 01caneta, livro (O Cidadão e as Instituições), e apostila.
 
Obs. No CDC não é permitido anotações ou rasuras, pois esse conteúdo servirá de                          pesquisa no dia da realização da Prova.
 
Prova: Constituída por 50 questões sendo elas alternativas, qualquer dúvida em relação a prova se direcionar ao docente ou Coordenador do Curso Mario Sergio Cardoso.
 
Resultado em até 15 dias após a realização da prova.  
 
Certificado: Após aprovação o certificado será emitido em formato PDF e encaminhado por e-mail, com validade de 
Valor
R$1.964,00
Valor Associado
R$1.510,00