28/07/2020

CURSO DE CAPACITAÇÃO "MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NAS OUVIDORIAS"



OBJETIVO: Capacitar profissionais que atuam nas Ouvidorias e demais áreas das organizações para realizarem a gestão dos conflitos de forma técnica e eficaz,  estimulando a prática do diálogo e da escuta ativa, buscando desenvolver a Cultura da Paz e utilizando as ferramentas da Mediação para resolução auto compositiva e consensual das divergências do público interno e externo. O curso visa apresentar os conceitos teóricos que abrangem a Mediação de Conflitos e realizar exercícios práticos com simulações de casos de conflitos organizacionais e interpessoais.





Cronograma

Dia 28 de julho de 2020 


Carga horária 12horas

 
08h30 - Abertura da sala virtual e recepção dos alunos
 

09h00 às 10h30

 
Módulo I - INTRODUÇÃO AOS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS   - Conceitos e Legislação

Convidada: Dra. Maria Lumena Balaben Sampaio
 
 -A política pública de tratamento adequado de conflitos
- Métodos Adequados de Solução de Conflitos (MASCS) – principais diferenças - A Mediação no contexto da Defesa do Usuário do Serviço Público
- A Mediação nas Ouvidorias: um novo paradigma para a Justiça. Histórico e Desafios
- Resolução CNJ n. 125/2010, Novo  CPC e Lei 13.140/15
- Os efeitos do Acordo na Mediação nas organizações. Experiência da PMSP.
 
Intervalo – 10 min.
 

10h40 às 12h10 - MÓDULO II – ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO NA MEDIAÇÃO
       
Professora Responsável: Jussara Sartini

 
- Teoria da Comunicação
- Níveis da Comunicação: representacional, retórico, performático e relacional
- Pragmática da Comunicação
- Axiomas da Comunicação
- Visões narrativas e reflexivas
- Obstáculos na Comunicação
- Técnicas e ferramentas da Mediação: (recontextualização, identificação das propostas implícitas, formas de       perguntas abertas e fechadas, escuta ativa, produção de opção, acondicionamento das questões e interesses das     partes, teste de realidade ou reflexão, encorajamento e outras)
- Introdução à Comunicação não violenta (? Podem ser enviados textos e vídeos para     leitura prévia)
 

Almoço – 12h10min. ás 13h30min.
 

13h30min às 15h - Módulo III – O CONFLITO E SEUS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES
 
 Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim
 
- O conflito  -  conceitos e fatores agravantes da convivência ética
- A Espiral do conflito – ações preventivas
- Percepções e reações – Termômetro e curva de emoções 
- Estudo de casos apresentados pelos participantes
 

Intervalo – 10 min.
 
 
 15h10min às 16h40min.

MÓDULO IV A GESTÃO E PREVENÇÃO DE CONFLITOS  NAS ORGANIZAÇÕES MEDIAÇÃO  E DEMAIS METODOLOGIAS

Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim Barreiro
 
- Objetivos do processo dialógico e media tório
- O Mediador: terceiro facilitador; funções, perfil, competências, atribuições, limites de atuação
- Modelos de Mediação e práticas colaborativas – referências teóricas
- Etapas da Mediação (planejamento da sessão, metodologia, apresentação ou declaração de abertura,         esclarecimentos, criação de opções, escolha da opção, arquitetura do acordo)
 

Dia 29 de julho de 2020


08h30 - Abertura da sala virtual e recepção dos alunos
 

9h às 10h30minh - MÓDULO V – A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO PELA OUVIDORIA
 
Professora Responsável: Adriana Eugênia Alvim Barreiro
 
- Recepção,  triagem, classificação e indicação da Mediação
- Desenho do procedimento da Mediação
- Convite às partes – apresentação dos valores da Mediação  e seus benefícios
- Pré-mediação – preparando as partes  para o encontro e negociação dos interesses e necessidades
- Estratégias para levantamento das posições, interesses e necessidades das partes
- A Co-mediação
- Elaboração da Declaração de Abertura
- Documentos previstos para as sessões de Mediação: (convite, termo de participação e confidencialidade, relatório de sessão e acordo)
 
Intervalo – 10 min.
 

10h40minh  às 12h10minh – MÓDULO VI – EXERCÍCIOS PRÁTICOS
 

Prática da Mediação com simulação de ocorrências conflituosas apresentadas pelos participantes
 

Almoço – 12h10min h ÀS 13h30min
 

13h30minh às 15h30minh - MÓDULO VII – A MEDIAÇÃO REALIZADA PELA EQUIPE DA OUVIDORIA; GESTÃO E PREVENÇÃO DE CONFLITOS
 
- Respostas às dúvidas
- Discussão sobre o exercício prático e pontos observados

 
Investimento: 1.500
 
 
Lembrete: a relação de docentes, ordem seqüencial e horário das aulas poderão ser alterados em razão de contingência e/ou disponibilidade de agenda.

Valor
R$1.500,00
Valor Associado
R$1.500,00