Certificação

A Certificação de Ouvidores e Sistemas de Ouvidoria promovida pela ABO Nacional, cumpre um papel de garantir níveis minimos de atuação dos Ouvidores e suas equipes tanto no ambiente corporativo como público. Composta de uma equipe especializada e experiente em Ouvidoria, os processos de Certificação são realizados com a ética, critérios de avaliação e divulgação praticados de acordo com sua missão institucional.

A Certificação consiste em uma avaliação e análise, mediante entrega de Certificado numerado e acreditado pelo mercado. Os conteúdos necessários para a avaliação e análises são previamente divulgados e correspondem as noções mínimas de fundamentos e de gestão de uma Ouvidoria, necessários para a boa prática de um Ouvidor.
A Certificação em Ouvidoria emitida pela ABO Nacional e Seccionais tem validade de 60 (sessenta) meses, a contar da data emissão do Certificado. Transcorrido o prazo de 60 meses, o profissional certificado deverá se submeter a exame de atualização para convalidar a certificação obtida.

Nesse sentido, as demais seccionais da ABO, distribuidas pelo Brasil, são agentes de formação e capacitação para a Certificação da ABO Nacional.